quinta-feira, 3 de junho de 2010

Planos de aulas... ilimitados e criativas!!!




Estamos vivenciamos algumas modalidades como a do atletismo e esportes radicais.Tivemos arremesso de pelotas, salto em distancia, skates, tudo bem improvisado e seguro para ser usado nas escolas. Improvisado porque alguns materiais não precisavam ser profissionais, como as pelotas por exemplo que eram de meias, ou no caso dos skates um pedaço da tabua com um tolo de galho de árvore para treinar o equilíbrio tudo no improviso criativo mas com a mesma qualidade ensino, pois sabemos quem tem muitas escola quem não tem condições de proporcionar matérias adequados para os professores trabalhar, porém não podemos nos limitar a isso e ficar no X-bol. As mudanças na sociedade apontam para uma profissional para atuar “na areia movediças” , como diz Imbernón(2000), nas incertezas. A filosofia dos trabalhos voluntários atuais norteia o mundo do trabalho e a tendência solidaria que aponta novos horizontes. (Marcelino, Nelson Carvalho. Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte. Editora Papirus, Campinas, 2003, pág. 32)

Se tomarmos cuidado com a segurança dos alunos, e isso foi muito bem colocado, podemos ter uma aula muito rica e criativa. Podemos usar colchonetes ou trabalhar em equipe -um segurando o outro- e a atenção de que está ministrando a aula fez com nada de mal aconteça. Particularmente, eu acreditava que muitas práticas não são introduzidas nas escolas por falta de estruturas e materiais apropriados,mas percebemos que podemos improvisar,com materiais recicláveis e sendo criativos, podemos diversificar a aula de Ed. Física, e mostrar para nossos alunos que não existe apenas o x-bol e sim diversa praticas e opções de aula, e sendo assim todos participa, desde o mais habilidoso, o mais ágil, o mais limitado, o tímido o deficiente em fim todos participa. Pois ensinar os alunos o procedimental, é importante, mas procurar alternativas pra executar determinada prática para que essa dimensão não fique em procedimentos mas em atitude e conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário