domingo, 30 de maio de 2010

A luta, o corpo e o jogo!!!!

A luta contra as drogas!!!

Na nossa apresentação sobre as relações entre luta, jogo e o corpo, entramos num debate de que tipo de tema iríamos abordar, isso foi muito bom para o amadurecimento do nosso grupo, pois todo opinava e através disso escolhíamos um tema para ser abordado. No caso desse especificamente luta, corpo e o jogo, as idéias não fluíam, pois todas as opiniões relacionadas de cada um, nós não conseguimos relacionar o assunto com os temas escolhidos, e isso no começo foi um pouco desconfortável para o grupo, pois tínhamos pouco tempo, e outros trabalhos para ser feito. Ai a Debora colocou em questão o assunto DROGAS, e quando ela falou isso, nós todos adoramos e já relacionamos um mar de idéias e assuntos a ser trabalhados e isso foi muito bom para o aprendizado do grupo. Bom, mas não estou aqui para falar do meu grupo e sim da relação do assunto e do tema abordado por nós. Quando falamos de drogas, sabemos que é um assunto muito sério e que esta presente de uma maneira muito explicita no nosso cotidiano, como por exemplo, experiência com drogas - que é o meu caso -, ou drogas na família, os amigos no bairro e principalmente na escola, que é o lugar onde muito de nós vamos trabalhar. Os primeiroscontato com as droga é dado pela curiosidade, problemas emocionais, influencia de ciclo social e muitos outros fatores que leva ao uso dessas substancias, mas as pessoas acabam exagenrandono uso dessas substancias e acabam se tornando viciadas. Segundo Bruan

"Do ponto de vista comportamental, ocorre um fenômeno chamado de reforçamento, as drogas de abuso geram no indivíduo uma tendência a usá-las novamente. Muitas vezes, o usuário refere-se a esse efeito como agradável ou euforizante, em outras, descreve um alívio de sensações ruins".(Braum, Ivan Mário. Drogas - Perguntas e Respostas. Summus Editorial. São Paulo. 2007. 1ª Edição pág. 30).

Essa pessoa ao viciarem em drogas se torna doente, e essa doença se chama adicção. No nosso trabalho, nós buscamos abordar a luta desses doentes contra as drogas, então buscando informações e chegamos aos narcóticos anônimos (N.A.), que é uma entidade mundial que trabalha ajudando esses doentes na luta contra as drogas.

A guerra será vista como um dever sagrado, ligado à defesa da honra, que deve ser cumprido mais ou menos em conformidade com esse ideal (Huizinga, pág 109).

Então quando falamos de luta, vemos a luta dessas pessoas contra as drogas, a respeito do corpo esta explicito, pois as drogas ocasionam muitos danos ao individuo, tanto no físico, psíquico e social. "Esses problemas nos relacionamentos sociais são resultantes nas mudanças no comportamento psicológico causado pela droga, associadas ao grau de dependência que a própria droga assume na vida do indivíduo. Entende-se a dependência no sentido mais amplo possível, que vai desde um desejo ou uma necessidade irresistível de consumir a droga e procurá-la por si mesmo por todos os meios possíveis, passando por uma tendência para aumentar as doses e uma dependência de ordem psicológica e/ou física em relação aos efeitos, até a droga adquirir importância ou interesse maior do que os relacionamentos sociais".

(Aquino, Julio Groppa. Drogas na Escola - Alternativas Teóricas e Práticas. Summus Editorial. São Paulo. 1998. 2ª Edição. Pág.34).

Mas onde poderíamos relacionar o jogo desse tema, e foi ai que o N.A. entra nessa historia. Nasreunioões do N.A. tem todas as caracterizas lúdicas, tempo e espaço definido, é serio, tem prazer, pois algumas pessoas sentem aliviadas em relatar seus problemas com outras, é religioso, espontâneo e etc.

Este assunto foi muito discutido em sala de aula, muitas coisas foram abordadas, muitas informações foram absorvidas e de uma maneira não profunda neste tema, mas de muito aproveitamento passamos, a saber, coisas que para muitos era novidade e isso foi muito bom para todos nós...

Esta é uma entrevista com um dos integrantes do N.A., este vídeo foi produzido desta forma pelo fato do anonimato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário