quinta-feira, 15 de abril de 2010

Jogos Cooperativos!!!


Os Jogos Cooperativos surgiram, da reflexão do quanto a cultura ocidental principalmente, valoriza excessivamente o individualismo e a competição e o quanto o capitalismo nos direciona.
Segundo Terry Orlick, "a diferença principal entre Jogos Cooperativos e competitivos é que nos Jogos Cooperativos todo mundo coopera e todos ganham, pois tais jogos eliminam o medo e o sentimento de fracasso. Eles também reforçam a confiança em si mesmo, como uma pessoa digna e de valor."
. Inicialmente, esses jogos tiveram maior repercussão dentro de programas de Graduação e Pós-graduação em Educação Física, atualmente, experimenta-se essa proposta em diversas áreas; como no esporte em geral, em Pedagogia, Administração de Empresas, Psicologia, Filosofia, Movimentos Comunitários, ONGS, Saúde, Desenvolvimento do Potencial Humano e tantas outras.
Sabemos que o jogo traz em si um espaço para a aprendizagem podendo ter seu efeito potencializado, proporcionando aos "jogadores"algo mais!
Segundo o Prof. João Batista Freire "Um dos fundamentos mais importantes do jogo de equipe é o passe, que necessita de extrema Cooperação. O time que tem mais Cooperação é o que superará o desempenho do adversário. O maior desafio de treinadores de times coletivos é ensinar a passar. Por isso em todo jogo competitivo vamos encontrar Cooperação. É mais fácil encontrar Cooperação em jogos competitivos do que a competição em Jogos Cooperativos."
Os jogos cooperativos nos proporcionam concepções atitudinais, pois é um fenômeno de inclusão onde todos participam. Os jogos cooperativos não têm como características de diferenciação de pessoas, todos participam independente de raça, credo, etnia, capacidade física, habilidade, deficiência física ou até mesmo mental. O conceito de jogos cooperativos é que podemos viver numa sociedade em harmonia com as diferenças de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário