Os esportes em geral têm diversos objetivos e classificações. Com o propósito de identificar suas características por um todo e transmitir suas qualidades para os praticantes das diferentes atividades. Essas classificações são montadas a partir de diversos critérios que tentam mostrar e destacar apectos da estruturas e dinâmicas dos esportes.
Neste trabalho apresentaremos as classificações para o esporte e suas funções para cada modalidades, e o que pode influenciar numa posição de escolha para o praticante.
As diferenças entre os esportes individuais e coletivos
Os esportes em sua amplitude de alternativas nas modalidades recorrentes, tem em cada uma delas proporcionar para que o individuo se identifique e comece a praticar alguma dessas modalidades. Os Esportes individuais e coletivos têm como características a escolha do praticante, pois, tem indivíduos que preferem as praticas individuais do que em grupo, pois prefere depender de si mesmo e ter um destaque individual, outros já preferem praticar em grupos, pois tem uma facilidade de atuar no coletivo. Segundo Jorge Caldeira(2002, pág. 159), a diferença entre o esporte individual e coletivo, é que no individual basta o primeiro estágio para o estrelato completo, quem chega ao topo por sua conta já começa a competir com a história.-tudo depende de si mesmo. No esporte coletivo, quem chega ao topo precisa trazer mais pessoas atrás de ti, ou nada feito. Isto é evidente com atletas de destaque mundial, como Rogério Sampaio do Judô, foi campeão Olímpico em Barcelona 1992, e posteriormente não obteve nenhum outro titulo de expressão, mas tem o seu nome marcado na história, isso no esporte individual. Já nos coletivos também temos muitos exemplos como Hortência do Basquete, foi uma das melhores jogadoras da modalidade no mundo, porém tinha muitas outras companheiras de nível elevado-acima da media- como Paula, Marta, Janete, Branca e etc.
Classificação dos esportes de cooperação e oposição
Podemos classificar em algumas categorias que permita construir uma análise que é muito importante para o universo das modalidades. Essas categorias são:
· Se existe ou não relações com os companheiros
· Se existe ou não relação direta com os adversários.
Com base nestes princípios podemos classificar as modalidades individuais ou coletivas, tendo como critério relação com os companheiros, com interação direta com o adversário ou sem interação direta com o adversário quando é utilizado em relação ao oponente.
Esportes Coletivos com interação dos adversários
Futebol
Basquetebol
Voleibol
Handebol
Beisebol
Futebol Americano
Rúgbi
Esportes coletivos sem interação dos adversários
Ginastica Ritimica
Remo
Nado Sincronizado
Esportes individuais com interação dos adversários
Bicicross
Karatê
Esgrima
Judô
Boxe
Badminton
Esportes individuais sem interação dos adversários
Atletismo
Surf
Remo
Ginástica Olímpica
Natação
Halterofilismos
Skate
Estes esportes pode ser definidos como atividades motoras de situação, definidas como atividades ludomotoras que exigem dos praticantes antecipar as ações do oponente, para organizar suas próprias ações orientada a alcançar objetivos das atividades lúdicas.(Gonzalez,1999,pág.4). Podemos notar que esportes que não tem uma interação direta com os adversários necessitam de seu desempenho ou tempo para derrotar o oponente e o que tem uma ação direta depende de um erro do adversário ou um lance para ser definido.
Novos Esportes
rope skipping: É uma esporte que consiste não apenas em pular corda, mas sim executar uma série de saltos, acrobacias, manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com uma música em execução.
Stand up(surf de remo): Esse esporte está sendo muito praticado no litoral paulista, ele é diferente do surf tradicional, pois o ideal para a prática é que o mar não tenha ondas. O Stand up pode ser também praticado em represas e lagos, este esporte não tem restrição de idade ou um treinamento especifico, basta ter a prancha, um remo e o colete salva-vidas para a segurança do praticante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário