De acordo com Terezinha Petrúcia da Nóbrega, o corpo compreende a racionalidade a partir de uma posição que considera a sensibilidade como potência de conhecimento, evidenciando que a existência é primeiramente corporal e que o corpo é a medida da nossa experiência no mundo e, portanto, referência primeira do conhecimento.
Entende-se que corpo é mente, espírito e corpo (Ossos, Músculo, Gordura, Visceras), lembrando que a totalidade é maior que a soma das partes.
Como na obra de arte, nosso corpo é um nó de significações vivas, cuja compreensão, não é da ordem do eu penso, à maneira do cogito cartesiano, mas do eu vivo, eu sinto, eu amo. Definido como gesto, sensibilidade e expressão criadora, o corpo inscreve-se na história, na intersubjetividade, na linguagem, na sexualidade, no desejo, no afeto e na política.
Segundo Medina, O verdadeiro conhecimento é aquele que penetra em nosso intimo e passa a fazer parte da nossa maneira de ser. Em outras palavras, o conhecimento adquiri significação quando é “incorporado”, quando se dissolve no corpo. Somente dessa forma o conhecimento altera a qualidade de ser do homem.
O corpo vive em um constante processo de degeneração e regeneração. A intensidade da regeneração se caracteriza conforme o metabolismo e ou a idade de cada indivíduo. O processo de degeneração é iniciado sem a intervenção da auto-regeneração, quando o espírito não pertence mais ao corpo, (Corpo morto).
Segundo Oliveira, Vitor Marinho de, 1995, Educação Física é Educação do movimento educação pelo movimento, educação do corpo, cultura do físico e esporte. Qualquer outra nomenclatura entrará no campo de atuação da educação física. A característica essencial da educação física é o movimento.
De acordo com as informações, conclui-se que dentre estas definições, Educação do Corpo é o termo que melhor representa o real significado da Educação Física. Considerando a ciência, Educação Física é o conhecimento e o entendimento do corpo, tendo uma visão de totalidade no âmbito psicológica, social e biológica.
A Ciência, o corpo e a Educação Física, estão interligados. Constatando que a ciência estuda o corpo e a educação Física trabalha o corpo, a Educação Física é a Ciência do corpo.
O interesse do conhecimento é para o benefício do ser humano.
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