O que podemos relacionar com Educação Física nas obras do artista Helio Oiticica?
Suas características têm uma ação direta com o corpo e a arte, mostrando visões, ângulos, interação e movimento em suas obras, trazendo ao espectador sensações corporais gerando uma nova percepção em obras de artes.
Essa maneira lúdica de expor suas obras instiga ao observador a entrar nesse jogo e se envolver e entender a expressão e a mensagem do artista.
Segundo Huizinga; “O jogo ultrapassa a esfera da vida, e é impossível que tenha seu fundamento em qualquer elemento racional, pois nesse caso limita-se a humanidade.’”.
Oiticica através de suas obras faz com que o observador saia do seu mundo cotidiano por alguns momentos, e faz uma viagem ao mundo do artista. Como nos parangolés, onde o observador entende a relação de cores e uma visão diferenciada do mundo em simples pedaços de panos.
Oiticica também se preocupava com questões sociais, e as questionavas através de suas obras. Favelas, terrenos baldios a periferia para ele tinha uma visão de arte, e através da arte poderia expor suas criticas. Oiticica foi viver em uma favela justamente para sentir na pele a situação de pessoas que ali também vivia. As únicas esperanças de melhoria de vida para esse povo miserável eram através da musica (especificamente o samba), ou através do esporte (especificamente o futebol). Mas quem não tinha talento para tocar e nem habilidades nos pés, perdia suas esperanças de melhorias de vida.
Oiticica através de suas obras, mostra que somos completamente manipulados pelas classes dominantes.
Segundo Bratch; “O dominador esta muito pouco interessado em mudar, porque isso pode representar perca de privilégios”.
As obras de Oiticica passam essas mensagens de mudar o sistema dominador (capitalista), não somente criticando, mas mudar para melhoria de todos com igualdade.
O problema é que suas obras não passam dos salões de exposições, e quem não tem acesso não tem a oportunidade de observar essas informações, e nós como professores de Educação Física temos obrigações de levar essa informação percebida através de obras de arte para a escola e suas comunidades.
Nós temos que mudar e quebrar paradigmas de que Educação Física e somente o x-bol, e é uma área de conhecimento humano, pois o corpo é um todo e não coisas separadas.
O próprio artista nos mostra que podemos aprender e ter visões de arte usando praticas corporais, e porque não podemos ensinar através de Educação Física o conhecimento e não somente esportes.
Segundo Freire; “Não é só a cabeça dos alunos que estão matriculadas nas escolas, e também o seu corpo, com isso podemos desenvolver um elo entre praticas corporais e conhecimento de um aluno”.
Nós como professores de Educação Física se não mudarmos e limitarmos apenas no x-bol, não vamos contribuir em nada nas mudanças desse sistema e as classes dominantes agradece.
Segundo Medina; “As sinergias musculares que caracteriza fisiologicamente o movimento humano serão tanto mais ricas quanto mais trouxerem em seu bojo uma expressão significativa para a própria vida, caso contrario nos tornamos mecânicos”.
Medina nos sitas concepções conceituais, de não usar procedimentos de movimentos apenas, mas entender o significado e o porque fazer, sendo assim desenvolvendo atitudes de cidadania.
Conforme Chico Science dizia; “O mangue é um ecossistema mais rico do planeta, e o manguebeat precisava formar uma cena musical tão diversificada como os manguezais”.
As diversidades dos mangues podem refleti e trazer para a Educação Física, e através disso poder transformar um sistema dominador para uma sociedade mais justa e livre.
“Um passo a frente e você não esta mais no mesmo lugar...”.
CHICO SCIENCE
Suas características têm uma ação direta com o corpo e a arte, mostrando visões, ângulos, interação e movimento em suas obras, trazendo ao espectador sensações corporais gerando uma nova percepção em obras de artes.
Essa maneira lúdica de expor suas obras instiga ao observador a entrar nesse jogo e se envolver e entender a expressão e a mensagem do artista.
Segundo Huizinga; “O jogo ultrapassa a esfera da vida, e é impossível que tenha seu fundamento em qualquer elemento racional, pois nesse caso limita-se a humanidade.’”.
Oiticica através de suas obras faz com que o observador saia do seu mundo cotidiano por alguns momentos, e faz uma viagem ao mundo do artista. Como nos parangolés, onde o observador entende a relação de cores e uma visão diferenciada do mundo em simples pedaços de panos.
Oiticica também se preocupava com questões sociais, e as questionavas através de suas obras. Favelas, terrenos baldios a periferia para ele tinha uma visão de arte, e através da arte poderia expor suas criticas. Oiticica foi viver em uma favela justamente para sentir na pele a situação de pessoas que ali também vivia. As únicas esperanças de melhoria de vida para esse povo miserável eram através da musica (especificamente o samba), ou através do esporte (especificamente o futebol). Mas quem não tinha talento para tocar e nem habilidades nos pés, perdia suas esperanças de melhorias de vida.
Oiticica através de suas obras, mostra que somos completamente manipulados pelas classes dominantes.
Segundo Bratch; “O dominador esta muito pouco interessado em mudar, porque isso pode representar perca de privilégios”.
As obras de Oiticica passam essas mensagens de mudar o sistema dominador (capitalista), não somente criticando, mas mudar para melhoria de todos com igualdade.
O problema é que suas obras não passam dos salões de exposições, e quem não tem acesso não tem a oportunidade de observar essas informações, e nós como professores de Educação Física temos obrigações de levar essa informação percebida através de obras de arte para a escola e suas comunidades.
Nós temos que mudar e quebrar paradigmas de que Educação Física e somente o x-bol, e é uma área de conhecimento humano, pois o corpo é um todo e não coisas separadas.
O próprio artista nos mostra que podemos aprender e ter visões de arte usando praticas corporais, e porque não podemos ensinar através de Educação Física o conhecimento e não somente esportes.
Segundo Freire; “Não é só a cabeça dos alunos que estão matriculadas nas escolas, e também o seu corpo, com isso podemos desenvolver um elo entre praticas corporais e conhecimento de um aluno”.
Nós como professores de Educação Física se não mudarmos e limitarmos apenas no x-bol, não vamos contribuir em nada nas mudanças desse sistema e as classes dominantes agradece.
Segundo Medina; “As sinergias musculares que caracteriza fisiologicamente o movimento humano serão tanto mais ricas quanto mais trouxerem em seu bojo uma expressão significativa para a própria vida, caso contrario nos tornamos mecânicos”.
Medina nos sitas concepções conceituais, de não usar procedimentos de movimentos apenas, mas entender o significado e o porque fazer, sendo assim desenvolvendo atitudes de cidadania.
Conforme Chico Science dizia; “O mangue é um ecossistema mais rico do planeta, e o manguebeat precisava formar uma cena musical tão diversificada como os manguezais”.
As diversidades dos mangues podem refleti e trazer para a Educação Física, e através disso poder transformar um sistema dominador para uma sociedade mais justa e livre.
“Um passo a frente e você não esta mais no mesmo lugar...”.
CHICO SCIENCE
Nenhum comentário:
Postar um comentário