terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
O "jogo".
Na aula de hoje, o ponto em debate foi através de uma pesquisa sugerida em aula cujo o texto foi :" Natureza e significado do jogo como fenômeno cultural.", do livro Homo Ludens (Huizinga, Johan, 1938). Observando o texto e seu conteúdo, podemos dizer que o jogo antecede a cultura, e é um fenômeno natural de caracteristicas próprias, que não se limita apenas nas atividades humanas, pois os animais também praticam esse fenômeno. E como podemos afirmar que o "jogo" tem caracteristicas próprias? O "jogo" não tem um fundamento racional, não está ligado a um grau de civilização, ou qualquer concepção de universo. O jogo não é algo material, e não a nele uma realidade física. O "jogo" é sério, porém não necessariamente devemos jogar com seriedade. O "jogo" tem regras, porém as regras são constituída pelos próprios jogadores. O ato do "jogo" acontece num campo delimitado, de maneira física ou imaginaria, deliberada ou espôntanea, é um mundo temporário dentro de um mundo habitual. O "jogo" é lúdico, pois sua caracteristica envolvem os jogadores, é um arrebatamento ao praticante, ou até mesmo mobiliza aqueles só observam. E trazendo isso para a Educação Física, temos que se aproximar o máximo do lúdico para interagir os alunos ou até mesmo os clientes, temos que ser diferente no sentido de mudanças, adaptações e dinâmicas para não sermos medilcres em nossa tragétoria profissional.
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